terça-feira, 25 de junho de 2019

Focaccia Low carb



Adoro focaccia, adoro pão, aliás dificil quem não resiste não é mesmo?! Trago hoje uma foccacia diferente, ela é tão fofinha quanto as tradicionais, porém essa é sem farinha de trigo, é com farinha de amêndoas, para também controlar o IG - indice glicemico, o que vem a ser isso?!
O IG representa o efeito sobre a glicemia de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em relação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose, por meio da analise da curva glicêmica produzida por 50 g de carboidrato (disponível) de um alimento teste em relação a curva de 50 g de carboidrato do alimento padrão (glicose ou pão branco). Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose. 
Ao ingerir alimentos com alto IG, o organismo libera grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose no sangue dentro de limites normais. Organização Mundial de Saúde, concluiu que alimentos de baixo IG, possivelmente diminuem o risco para o desenvolvimento do diabetes do tipo 2, devido ao melhor controle na liberação de insulina, bem como da obesidade. (https://www.diabetes.org.br/publico/colunistas/96-dra-gisele-rossi-goveia/1267-indice-glicemico-ig-e-carga-glicemica-cg), hoje em dia a obesidade está descontrolada, as pessoas se alimentam muito mal, principalmente as crianças, por isso, tenho esse interesse em compartilhar novas receitas, novos conceitos de melhoria de vida...


Ingredientes:
4 ovos
120 g de farinha de amêndoas 
50 gr queijo parmesão ralado 
200 ml de  leite de coco 
1 col. sopa fermento
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão ralado para colocar por cima, pode ser de saquinho mesmo se não tiver outro
q/b alecrim
q/b azeite de oliva
q/b sal grosso
2 tomates cereja

Preparo:
Bata liquidificador os ovos, a farinha de amêndoas, o queijo ralado o leite de coco e o fermento. coloque sal a gosto e pimenta se desejar, coloque numa forma untada com manteiga apenas, e por cima regue azeite de oliva, coloque sal grosso os tomatinhos picados e alecrim. leve para assar 180ºC até dourar.


 Super aerada e fofinha, leve e gostosa  ❤



Dica: Pode usar outra farinha sem carboidrato, como farinha de coco, até mesmo coco ralado batido bem, farinha de linhaça, e claro você pode triturar bem qualquer castanha e fazê-la virar farinha, não precisa ser apenas de amêndoas, o fato é que as amendoas deixam mais suave o sabor, do que usar por exemplo farinha de caju. Pode até usar farinha de amendoim, mas saiba que não é lowcarb, mas é valido. 

3 comentários:

  1. Receita top, só tive que colocar um creme de leite na receita pois fiz com farinha de coco que é mais grossa, no mais perfeita!!!

    ResponderExcluir
  2. Para fazer a focaccia low carb posso fazer a receita tradicional somente substituindo a farinha de trigo branca por outra farinha ? Obrigada

    ResponderExcluir