quinta-feira, 12 de março de 2020

Bolo de Mandioca


Essa receita é uma adaptação de um bolo que minha madrinha fazia quando eu era pequena, adorava cozinhar com ela, é uma quituteira de mão cheia, fazíamos sonhos, roscas, carolinas, bolinhos de chuva... ela foi uma das minhas inspirações para seguir na carreira da confeitaria, sempre vou lembrar com carinho de nossos momentos, estamos a 1500 km de distancia, mas nossos corações estão sempre juntinhos a cada receita lembrada. 

Ingredientes:
320 g açúcar
180 g manteiga
4 gemas
4 claras em neve
100 g coco ralado
60 g farinha de trigo
500 g aipim cru
400 ml leite de coco
40 g fermento em pó

Preparo:
Rale a mandioca em ralo fino parecendo coco ralado. Bata as claras em neve e reserve. Misture a farinha com o fermento e reserve também. Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme leve. Sem parar de bater acrescente as gemas uma a uma até ficar uma mistura homogênea, vá colocando o leite de coco intercalando com o aipim e por ultimo a farinha com o fermento. 
Desligue a batedeira e coloque as claras em neve, mexendo delicadamente. Leve para assar em forma untada e enfarinhada, asse até ficar dourado 180º C. Retire do forno e espere esfriar totalmente para cortar. Se quiser leve para gelar.



 Sirva com uma calda de mel ou melado e se desejar com sorvete de nata.

2 comentários:

  1. Como estou feliz por você lembrar da receita, com o seu talento,dedicação e atenta aos detalhes necessários para deixar mais gostosa uma receita, deixou esse bolo maravilhoso. Perfeito para saborear com um chá ou café numa tarde chuvosa e recordar a infância dessa minha linda afilhada, sempre muito sensível e reservada.
    Beijos minha jóia rara❤️

    ResponderExcluir