Existe coisa mais gostosa do que juntar a família na cozinha para preparar o almoço de domingo?! Acho que não, ainda mais quando a comidinha em questão foi criada pelos meus pais Seu Edson e Dona Rose. Hoje tive o prazer de acompanhar mais uma vez esse prato, e aproveitei para postar a receita e os detalhes, porque todo tipo de carinho e felicidade deve ser compartilhado.
O Macarrão Candango é a junção de ingredientes costumeiros de nossa região, que leva pequi, quiabo, batata aipa, frango e ervilha torta. Vou tentar explicar o porque de Candango:
Candango por carinho aos operários que vieram de várias regiões do país, principalmente do Nordeste para construir Brasília. Trabalhavam em condições inóspitas e tiveram tratamento desumano; de origem africana, Candango significa "ordinário", "ruim".
A partir de 1959 candango tornou-se sinônimo de pioneiro, desbravador, brasileiro comum e operário de Brasília. “A palavra evocava os valores da coragem, da ousadia, da perseverança, da fé, da dedicação ao trabalho, resumia, enfim, todas as boas qualidades do brasileiro, os aspectos positivos da identidade nacional”. (A cidade modernista de James Holston).
Na Praça dos Três Poderes está a escultura: Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi. As duas figuras que erguem longas hastes homenageiam os que derramaram suor e sangue para realizar o sonho de Juscelino Kubitschek de interiorizar a capital do Brasil.
Chega de história e vamos a receita:
Ingredientes:
1 ½ kg de coxinha de frango
500gr de mandioquinha (batata-salsa) cortada em rodelas grossas
200gr de quiabo cortado em pedaços
150gr de ervilha torta cortada ao meio
500gr de macarrão parafuso ou penne
3 tomates picados grosseiramente
2 cebolas pequenas picadas
Pequis em caroços ou polpa a gosto
3 dentes de alho picados
Açafrão, cominho, sal, coentro e cheiro verde a gosto
Azeite para dourar
Preparo:
Doure o frango no azeite com o alho e a cebola, quando estiver dourado, coloque o tomate deixe que solte seu sumo e acrescente o pequi e a mandioquinha, tempere com sal, açafrão e cominho. Coloque 3 litros e meio de água, deixe ferver por 15 minutos, coloque o macarrão, deixe cozinhar, quando estiver al dente, acrescente a ervilha e o quiabo, deixe ferver mais um pouco, desligue o fogo, salpique coentro e cheiro verde, tampe a panela espere 5 minutos e sirva.
Sugestão: Acompanhe com milho cozido.
Macarrão candango é em homenagem aos nossos trabalhadores em geral, uma comida simples, mas com um sabor e aroma indescritível. Só provando esse prato para saber, eu convido vocês a apreciarem essa delicia.
Mais curiosidades veja esse artigo: Os Candangos de Luisa Videsott
ResponderExcluirhttp://www.arquitetura.eesc.usp.br/revista_risco/Risco7-pdf/02_art02_risco7.pdf
Nossa esse macarrão realmente é uma maravilha, huummmm, me deu ate aguá na boca
ResponderExcluir