quinta-feira, 23 de abril de 2020

Frango Assado de Padaria


Quem nunca passou na frente de um estabelecimento e viu aquele monte de frangos assados, super perfumados rodando, rodando bem dourados e quis levar pra casa?! Eu sempre. Mas muitas vezes nos deparamos com frango seco ou até mesmo quando o frango é saboroso, tem um preço alto em alguns lugares, e resolvemos fazer em casa... Ah não vou pagar R$50,00 num franguinho assado

, vou fazer em casa, porque um frango cru custa R$15,00. (Sei que cada lugar tem seus preços, mas esses são os preços que temos aqui na região). E, voce todo animado faz seu frango e ... putz, está seco ou está pálido, é uma decepção. Pois vou ensinar o pulo do gato, é muito simples fazer um frango suculento e bonito, e com um recheio que acho que todo mundo gosta: purê de batatas.


Ingredientes:
1 frango inteiro
manteiga em temperatura ambiente
cebolinha
salsinha
alho em flocos
sal a gosto

Preparo:


Observe a técnica é muito simples, tem que ir soltando a pele do frango com muito cuidado para não rasgar a pele, e essa pasta de manteiga deve ser colocada entre a pele e a carne do frango, como mostro nas fotos, faz uma melequeira mas é isso que vai deixar seu frango suculento e saboroso.



 Observe a manteiga entre a pele do frango nessa foto abaixo, vá colocando em tudo, nas coxas, nas asas, vire o frango e deixe todo com a manteiga. Depois que tiver com a manteiga, a gente vai rechear o frango, o ideal é que o recheio já esteja pronto e frio pra não derreter o queijo e não interferir na cocção do frango. Eu recheei com purê de batata, na realidade só vai aumentar a suculência do frango, deixar macio e gostoso. Eu já fiz em 3 versões, uma recheada com calabresa, queijo prato, couve refogada e os miúdos, o que eu não recomendo, porque os míudos (fígado e moela) roubaram todo o sabor do purê, tudo tinha gosto de fígado, eu particularmente adoro, mas não era isso que eu queria, e nem minha filha, nem meu marido gostam de miúdos, então, foi uma perda de tempo fazer um purê tão caprichado que ficou com gosto de fígado. 


As outras duas versões são praticamente iguais, uma é purê de batata, queijo prato, calabresa frita e couve refogada. A outra versão é igual, mas sem a calabresa para quem não gosta.  













Vamos ao recheio:
500 g Batatas
3 dentes de alho
3 colheres cheias de manteiga
e os demais ingredientes que desejar (queijo prato, couve refogada, calabresa, etc)
nós moscada a gosto




Preparo:


Cozinhar batatas, descasque e passe no processador ou amasse, o bom de passar no processador é que fica bem aveludado o purê. Agora, coloque numa panela a manteiga e doure os alhos amassados; vá colocando a batata batida e mexa rapidamente para misturar tudo, apague o fogo e rale nós moscada; deve ficar como essa foto debaixo. Retire os dentes de alho do purê, ou volte a bater no processador se gostar de alho acentuado. 




Depois que o purê esfriar, misture os demais ingredientes do recheio e vá recheando o frango, sempre


apertando bem, para caber bastante recheio, lembre-se de colocar sal nessa mistura. Depois feche o frango com palitos e enrole bem num filme plastico, esses de enrolar alimentos mesmo, dê bastante voltas para o frango ficar bem apertadinho, está pronto para assar; Eu normalmente faço de um dia para o outro para que pegue sabor. Meu frango é grande então demorou 1 hora e 30 minutos para assar até ficar assim:








Agora retire do forno e retire o plástico com cuidado porque o frango deve estar super macio, desmanchando. Leve para dourar, vá regando o frango com seu próprio caldo até ficar bem dourado. 





Agora é só servir e correr pro abraço ...


6 comentários:

  1. Meu deu água na boca,vou fazer também

    ResponderExcluir
  2. Hummm, vou passar a receita para o meu marido fazer, ele gosta de cozinha. ☺

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus! Fiz esse frango, só não teve como rechear devido ter pouca pele no peito, porém fiz o purê a parte coloquei bacon frito (tive permissão para fazer alteração 😉), realmente fica idêntico ao frango de padaria.
    Tive que cometer o pecado da gula hehehe 🤭

    ResponderExcluir