Em Lisboa existe um bairro que se chama Belém, dali vieram os famosos pastéis de Belém, a fábrica foi fundada em 1837 em instalações anexas à uma refinaria de cana-de-açúcar e um mosteiro que ali existiam. Como foram encerradas as atividades na refinaria, as pessoas precisaram fazer algo para sobreviver, foi aí que alguém - não se sabe quem - colocou para vender esses doces que foram chamados de "Pastéis de Belém".
É produzida artesanalmente até hoje com a mesma receita e a fábrica produz cerca de 14 mil pastéis por dia, são vendidos acompanhados de açúcar e canela, para polvilhar.
Os pastéis de Belém são super fáceis de fazer e muito gostosos, acredito que seu sucesso venha exatamente dessa simplicidade e leveza que traz o doce, confesso que não gosto de doces com muitos ovos, mas posso garantir que não fica com gosto de ovo.
Ingredientes:
400 g de massa folhada pronta
farinha de trigo o quanto baste
Preparo:
Polvilhe farinha de trigo numa bancada e abra a massa bem fina com ajuda de um rolo, corte em tiras e enrole a massa como um rocambole, e faça cortes de 3 cm mais ou menos, coloque um rolinho de massa em cada forminha e aperte com o dedo do centro para as bordas até cobrir tudo. reserve.
Recheio:
10 colheres de açúcar
600 g de creme de leite fresco (nata)
1 fava de baunilha
Preparo do recheio:
Misture todos os ingredientes numa panela, não se esqueça de peneirar as gemas - bastar colocar as gemas numa peneira e deixar q escorram, não passe colher, se a gema não furar, basta dar uma batidinha na peneira que irá abrir a película - a baunilha, você deve abrir com uma faca a fava de baunilha e raspar as costas da faca para retirar suas sementinhas, coloque essas sementinhas na panela e a fava também, agora ligue o fogo médio e mexa até engrossar como um mingau, o meu engrossou super rápido como em 5 minutos, cuidado para não empelotar. Deixe esfriar e coloque na forminha, leve para assar em forno pré-aquecido alto de 240º C por uns 20 minutos, e no final se tiver grill, ligue o grill e deixe mais uns 5 minutos, observando sempre para não queimar. Acredito que rendem uns 20 pastéis, não sei ao certo porque usei 3 tipos de forminhas diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário