sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jujuba

Obaaaaaa 
    Feliz Dia das Crianças para todos nós, que sempre nos sentimos crianças quando comemos algo que nos remetem a infância: como comer jujuba ou seria bala de goma?!
          Não vou entrar nessa discussão, se as jujubas são aquelas balinhas coloridas ovais que não tem açúcar polvilhadas e que as balas de gomas são com açúcar polvilhadas. Na minha infância toda, achei que comia jujuba, mas pelo visto comia bala de goma, mas isso pra mim não importa, vou continuar chamando de jujuba, porque não tem como você apagar os doces momentos da infância e nem gostaria que diferente fosse. 
Mas o que importa mesmo é que é fácil, gostosa e coisa de criança. Vou passar a receita, adorei, fica idêntica sim, é perfeita e deliciosa, escolha a nomenclatura que lhe agrada mais e mãos a obra, essa receita rende 500g de jujubas e duram até 10 dias, quer dizer tem validade de 10 dias, aqui em casa não duram 2 dias :P 

Ingredientes:
500 g de açúcar
130 ml de água morna
1 envelope de gelatina sem sabor ou 12g
1 envelope de gelatina com sabor 
Essência e corante do mesmo sabor da gelatina a gosto
Açúcar para polvilhar na hora de cortar


Preparo: 
Dissolva a gelatina sem sabor na água, e em seguida a com sabor, leve ao fogo, mexendo, não deixe ferver, é só até atingir uma cor esbranquiçada. Coloque o açúcar e continue mexendo até dissolver completamente, retire do fogo coloque a essência e o corante.
Despeje em forminhas de bombom ou numa travessa: 

No dia seguinte quando já tiver passado 24 horas retire o doce da travessa, (vou contar um segredo: não esperei 24hs pra cortar, esperei 2 horas na geladeira que foi o tempo de endurecer); É um pouco grudento, mas com paciência, dá pra tirar fácil. Corte em cubos, ou com um cortador no formato que preferir, e passe no açúcar refinado, enquanto corta, veja nas fotos que usei açúcar cristal, ficou muito grosso, recomendo passar no açúcar refinado. 

A parte mais difícil da receita: 
Por fim espere de 2 a 3 dias para consumi-las, esse tempo é para que elas fiquem consistentes e adquiram o verdadeiro sabor das jujubas. Se não obedecer a espera, não terá o gosto característico e inconfundível da jujuba. Para fazer jujuba com sabores diferentes, é só comprar caixas de gelatina e essências com vários sabores diferentes, a essência é opcional.
A jujuba maior é a que fiz, as outras duas são compradas, veja a consistência. 

Chamem a garotada pra brincar e ajudar a criar arte com as jujubas, vejam essas idéias legais que garimbei no google:

Didáticos e educativos: 

 Casinhas que podem ser recheadas de doces e chocolates:



  

Vamos ao circo:


Prestigie o que temos mais precioso no mundo: A Natureza 

 


O Natal está aí:


Vou mostrar como faz a pulseira da primeira foto do post, é muito fácil, e linda, achei nesse site
Escreva uma mensagem linda para cada cor de bala, e coloque numa embalagem bonita os dizeres com a pulseira e presentei suas amiguinhas.
Você vai precisar de:
- Jujubas coloridas
- 1 agulha higienizada que entre o fio dental
- 1 fita que será para amarrar no braço.

- Fio dental com sabor de tutti-frutti para agradar as crianças, saibam que tem com sabores até de   
  cupcake, cranberry e bacon, ui, não é pra tanto, se não achar com sabor, ok, use um normal   
  mesmo.
Como fazer: 
Medir o tamanho do braço de uma criança com o fio e passar cada jujuba, intercalando as cores pelo fio dental. Depois que chegar ao tamanho, passe o fio dental na fita que será usada para amassar a pulseira, dê alguns nozinhos e recorte rente a fita, não deixe fio sobrando. Faça o mesmo do outro lado e está pronta a pulseira, agora faça um laço bonito, coloque numa embalagem com os dizeres e pode presentear.


2 comentários:

  1. Maravilhosa a ideia de montar o papai noel e a arvore para as crianças no natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edi que lindas idéias né, vou postar o passo-a-passo de algumas delas, aguarde, e obrigada por acompanhar. Bjs

      Excluir