segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Büche de Noël ou Tronco de natal

Um simples rocambole aos olhos de alguns, mas de amante da comida é mais uma obra de arte, e não estou dizendo apenas pela beleza que transcende em meus olhos, sim pela riqueza de sabores. Nunca comi um "Rocambole" desse nível. Essa receita francesa vem de uma festa popular de Natal, um feriado que culminava com a queima de um log enorme que deveria queimar por 3 dias, cujo objetivo era afastar a escuridão, tanto literal e figurativa, associada ao inverno. A queima da tora é um dos muitos rituais pré-cristãos incorporados  a celebrações de Natal em toda a Europa. Mas no final do século 19 na França, como fogões menores substituindo lareiras grandes, a tradição tinha tudo, mas desapareceu. Logo, a versão de confeitaria a tora surgiu para preencher o vazio. 

Por isso, o nome da receita ser “tronco de natal”, existem relatos de que a receita mais antiga desse bolo aparece no memorial de Pierre Le Lacam 1898 historique et pâtisserie géographique de la. Outros relatam de 1846.


 Querendo saber mais sobre essa receita achei um site que um escritor de comidas Michael Krondl entrevista Delmontel, que se ofereceu para mostrar como se prepara um bûche de Noël à la crème au beurre café, a versão que ele acredita que está na raiz da tradição. Munida desse trecho da reportagem original do Michal vamos a versão do meu:
O segredo para fazer uma grande bûche de Noël, de acordo com  um dos maiores chefes franceses atuais Arnaud Delmontel, é dominar o pão de ló, ou como é chamado em francês, "biscuit": 

- Se ele for assado corretamente, o bolo já está feito. "Ele começou fazendo um merengue, batendo até que ele fique brilhante e firme o suficiente para formar um bico, quando o batedor for retirado da tigela. Misturado na massa do biscoito, o merengue ajudou a produzir um bolo que era macio ao toque e flexível o suficiente para rolar no formato de tora". 
Apesar de não ter dominado o Biscuit ainda, o que me faz apanhar um pouco no enrolar,  como se observa na foto a falta de beleza (no enrolar) modernizei a versão do tronco de natal à la Princesa Anna e os personagens do desenho do Frozen. 

BÛCHE DE NOËL À LA CRÈME AU BEURRE CAFÉ
TRONCO DE NATAL COM CREME DE MANTEIGA DE CAFÉ AO RUM

Ingredientes do Biscuit:

4 ovos
¾ xícara de açúcar
70 g manteiga sem sal derretida e fria
¾ xícara de farinha 




Agora vamos ao Bolo:
Bater o açúcar e os ovos em velocidade alta até ficar uma mistura esbranquiçada e firme.
Derreter a manteiga no microondas por 30 segundos ou menos. Despejar essa mistura sem desligar a batedeira até que misture bem; Agora desligue e delicadamente acrescente a farinha. Leve para assar até que observe que as bordas já estejam douradas, e, que ao colocar uma faca ao meio do bolo, este saia seca. Não assar muito. Enrole quente. 

PARA O BOLO:Preparo da forma:


Coloque um papel manteiga sobre o fundo de uma assadeira e ainda pincele mais manteiga sobre ele. Use um aro se você tiver para facilitar a retirada do rocambole, como no meu caso, mas não há problema se não possuir, basta passar uma faquinha em volta das bordas.
Preparo de enrolar:
Coloque um pano de cozinha limpo, que é maior que a assadeira sobre uma superfície de trabalho e polvilhe generosamente com açúcar de confeiteiro. Inverta o bolo sobre o pano e espalhe mais açúcar por cima. Começando com uma extremidade estreita do retângulo, imediatamente enrolar o biscuit deixando o rolo de toalha dentro do bolo. O pano pano de prato dentro ajudará a dar altura para a hora do recheio ter um espaço. Deixe esfriar sobre uma grade em temperatura ambiente.

Enrolando:


1º Recheio: 
Creme de manteiga de café ao rum
 400 g de açúcar
140 ml de água
200 g claras 
100 g de manteiga sem sal amolecida - NÃO DERRETIDA
4 colheres de sopa a mais de café expresso forte - Usei Nespresso - depende do quanto você gosta de café, eu gosto bastante. 
30 ml rum

Preparo:
Numa panela leve ao fogo a água e o açúcar. Misture antes de ligar o fogo e não mexa mais. Deve deixar uma calda grossa até fazer bolhas grandes.
Na batedeira colocar a clara de ovos e começar a bater lentamente apenas quando a mistura da calda começar a borbulhar no fogo, bolhas pequenas a médias. Quando começar as bolhas grandes, apague o fogo da panela e lentamente e com cuidado coloque a calda sobre a mistura de claras sem parar de bater e vá batendo até que a mistura esfrie fique morna. Agora volte a bater colocando a manteiga em pedaços. Coloque o rum e o café. Está pronto.
2º Recheio:
Nata batida ao rum
300 g de nata
40 g de açúcar 
30 ml de rum
Bater a nata, misturar o açúcar quando começar a firmar e depois de pronta, misturar o rum. Reserve.

Cobertura: Ganache
 Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado
100 g de creme de leite fresco


Preparo:

Levar ao microondas o creme de leite por 2 minutos e misturar ao chocolate até derreter completamente. Reserve fora da geladeira por 12 horas. 



Montagem:
Coloque o recheio de café com rum deixando um espaço de meio centímetro para não escorrer nas bordas do rocambole; em cima passe a nata batida. Comece a enrolar com cuidado novamente o rocambole, e corte a parte que fará a decoração do tronco num angulo de 30º. 
Coloque a parte cortada aonde desejar e espalhe ganache, com a ajuda de um garfo, risque imitando a casca de uma árvore, leve à geladeira para firmar. Retire e decore.

Decorações
São inúmeras as decorações que se podem ter num tronco de natal, mas, tradicionalmente é usado merengue para fazer cogumelos e depois polvilham cacau em pó; No meu caso, usei gelatinas Beijos Fini e também fiz umas folhas de pasta americana; usa-se também açúcar de confeiteiro para imitar a neve: 






Apesar da minha preguiça de fazer suspiros ou pior ainda, simplesmente ir comprar prontos e montar, te aconselho a fazer com os merengues, olha que perfeição um cogumelo de verdade que minha amiga Slovia Uhlendorf tirou foto pra um de cogumelo de suspiro. 
Também levamos nossas princesas pra apreciar a beleza do cogumelo, Sophie e Isabella Flora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário