quarta-feira, 1 de março de 2017

Strogonoff


Adoro strogonoff, o da minha mãe é o melhor do mundo todo, mesmo sendo feito com catchup, mas é incrível. Mas, não! Infelizmente não vou ensinar o da minha mãe, até porque não sei fazer esse, e nem quero, porque é aquele tipo de prato que as mães, avós e tias fazem sem receita, e que mesmo olhando, nunca vamos aprender a fazer, porque aquele ingredientes especial se chama docura, amor... 
O verdadeiro* strogonoff ou "Beef Stroganoff" é um prato russo, não é francês como a maioria das pessoas pensam. Não quero me estender sobre sua origem, mas é importante saber que já teve varias inclusões e modificações, e claro, adaptações como por exemplo antigamente era usado o creme azedo que foi substituído pelo creme de leite. E acho que o mais difere um strogonoff é o fato de que pra facilitar simplesmente se frita bife em tiras e coloca catchup com creme de leite. Porém, a receita sofisticada ou como dizem, o verdadeiro strogonoff é bem diferente, nada difícil de fazer, mas com pequenos processos que deixam maravilhosa a receita ao final, vamos lá?!


O segredo do strogonoff é que se usa páprica em vez de catchup.
Faça uma mistura de 1/3 de páprica picante para 2/3 de páprica doce.


Ingredientes:
600 g de bife Paris (miolo do coxão mole) em cubos 
200 g de cogumelos Paris fatiados 
2 colheres de sopa da mistura da páprica
1/2 cebola picada 
3 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino a gosto
1 copo de vinho branco seco
1 dose de conhaque ou rum
300 g de creme de leite



Preparo:


Primeiro tempere os cubos de carne com  o alho e sal, então passe na farinha de trigo o suficiente para envolver; Coloque um pouco de óleo na panela e deixe esquentar bem, coloque os cubos de carne e doure. Adicione a cebola e corrija o sal. Deixe a cebola por uns 5 minutos até que cozinhem, acrescente o conhaque e é a hora de flambar, para retirar o alcool, basta colocar a bebida e acender fogo, pode conseguir esse efeito deitando a panela até que pegue o fogo do fogão, deixe que apague por completo. Acrescente os cogumelos fatiados e a páprica. Deixe mais uns 2 minutos mexendo.




Acrescente o vinho e deixe aquecer bem até que também evapore um pouco seu álcool, e por ultimo, coloque o creme de leite, mexe apenas um pouco e desligue, não deixe ferver.  




Prontinho, agora só servir acompanhado de um arroz branco e a tradicional batata palha pra quem gosta, eu não gosto de batata palha, por isso fiz batata canoa.


Limpeza dos Cogumelos

Nunca lave os cogumelos, pois são esponjosos e absorvem agua podendo murchar e perder seu sabor. Os cogumelos são cultivados já em ambientes longes de contaminação então não precisa ser lavados para sua higienização.
Então vamos lá, é bem fácil limpar, basta molhar um papel toalha ou um pano limpo e passar suavemente nos cogumelos.


Sirva com batata canoa e arroz branco, ou tradicionalmente como é servido, com batata palha:
  

Um comentário:

  1. Deve ter ficado muito bom. Abriu o apetite ...e agora ?
    Bora fazer um igual !

    ResponderExcluir