quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Caldo Verde

O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país, é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas. O Caldo Verde foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. 

Portugal que me perdoe, mas o caldo verde da minha mãe, é o melhor caldo verde que já comi, tudo preparado com muito capricho e carinho, com ingredientes selecionados e com nosso toque brasileiro, confira a receita e se prepare para os elogios.

Caldo verde

Ingredientes:

1/2 kg de mandioquinha picada
1 kg de batata picada
1 cebola grande picada
pimentão picado a gosto
5 dentes de alho moídos
2 linguiças paio picadas
500 g linguiça toscana retirar a película e desmanchar com as mãos
200g costelinha de porco defumada dessalgada e desfiada
1 linguiça calabresa picada
8 espigas de milho
1 maço de couve-galega cortada fina
1 caldo de legumes

Preparo:
Comece preparando o milho: Debulhar o milho e bater no liquidificador com 1 litro de água, coar e reservar o líquido. 
Dourar a linguiça toscada em um fio de óleo, colocar o paio, a calabresa e a costelinha já dessalgada, fritar um pouco as linguiças, quando começar a dourar, retirar o excesso de óleo. Coloque a cebola e os pimentões, quando a cebola estiver transparente, coloque o alho e doure.    
Misture as batatas picadas, mexa e coloque o caldo de legumes. Coloque água até cobrir tudo e cozinhe na pressão por uns 20 minutos, as batatas devem estar desmanchando, é hora de amassar as batatas, usei a própria concha, mas pode usar um mixer, só tomando cuidado para não triturar as linguiças.  

Agora, coloque o caldo do milho verde, mexer sempre até engrossar para que cozinhe o milho, desligar a panela e colocar a couve e se desejar cheiro verde. 
Tradicionalmente é servida em tigelas de barro, regada com um fio de azeite, acompanhada das rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Devido à sua simplicidade e leveza come-se no início da refeição ou numa ceia tardia. É uma sopa forte, acredito que pode ser servida como prato principal.
  • A couve-galega ou couve-manteiga é uma ótima fonte de dois antioxidantes, a vitamina C e o betacaroteno. O organismo converte o betacaroteno em vitamina A, necessária para a visão noturna, pele e resistência ás infecções. 
  • É uma boa fonte de ácido fólico e contém ferro, ambos são necessários para a formação dos glóbulos vermelhos. 
  • Uma dose de 100 gramas fornece ¾ da dose diária recomendada de vitamina A e quase o dobro da dose diária recomendada de vitamina C, que ajuda a manter a imunidade do corpo, e estimula a absorção de ferro.  
  • É muito rica em cálcio.
  • O ideal é consumir crua, porque ao cozer perde boa parte dos benefícios nutricionais.

2 comentários:

  1. Deve ficar uma maravilha esse caldo, vou fazer no inverno, agora aqui esta muito quente para tomar esse tipo de caldo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs, é uma pena que seu inverno não tenha chegado, mas moro em Curitiba, e só hj já fez 1 grau, tempo ótimo pra uma sopinha. :)

      Excluir