domingo, 17 de fevereiro de 2013

Yakissoba

 Sempre fiz yakissoba em casa, bem... fazia uma misturada de legumes e macarrão, e dizia que era yakissoba, não entendia porque não ficava com gosto de restaurante, mas aceitava porque é muito difícil a gente conseguir fazer receitas que fiquem tão gostosas quanto. É difícil mas não impossível, basta você conhecer alguém que tenha vontade de ensinar, que vai ficar perfeito. Tenho que agradecer minha amiga Claudia Prado Pereira, pois ela que foi a bondosa de compartilhar com a gente os seus segredinhos e me ensinar o passo a passo que vou com muito orgulho repassar para vocês.

Vou começar derrubando mitos: Leia tudo, ou pule essa parte e vá direto para a receita.
http://igrejacristamissionariadeusforte.blogspot.com.br/
Yakissoba é saudável - quem nunca ouviu isso?! Pois é, meus caros, não podemos dizer que é saudável, saudável, só porque vai vegetais. É calórico  pois vai muito óleo de gergelim e muito shoyo que contém bastante sódio, sem contar que o macarrão deve ser frito.

Yakissoba é super fácil de fazer - Não mesmo, o molho por exemplo, não é só jogar shoyo com maisena e água que vai dar o gosto de yakissoba, vai uma mistura de ingredientes, que você pensa, pra quê isso? mas é o que dá o gostinho característico. E não existe uma medida certa, até porque depende da quantidade de yakissoba que você irá fazer, é provando a cada adição de ingrediente pra saber se está pronto.

Yakissoba não dá trabalho - Outro mito, dá muito trabalho, porque você tem que cortar a carne, deixar todos os vegetais higienizados e cortados mais ou menos em tamanhos iguais para cozinharem por igual. E tem que mexer o molho constantemente para não empelotar. Tem que ter paciência para adicionar aos poucos os vegetais, como eu disse não é uma farofa de vegetais e macarrão. E tem que fritar o macarrão.

Não falei tudo isso para desanimar vocês, mas pela experiência que tive, eu fui doce, achando que ia ser moleza, e deu trabalho porque fiz sozinha, um prato que requerer atenção durante o pré-preparo até sua finalização. A solução é simples, chame um amigo para te ajudar, e vai ver que todas essas dificuldades vão embora, assim, vai ser mais rápido, e com certeza mais prazeroso.

Vamos a receita:

  
Ingredientes para o yakissoba:
1 xícara de óleo de gergelim
2 xícaras de acelga
2 xícaras de cenoura
2 xícaras de brócolis
2 xícaras de couve flor
1 xícara de vagem
1 cebola em cubos médios
1/2 xícara de pimentão em cubos médios
Gengibre a gosto
550g de peito de frango em tiras
350g de carne aranha (Recorte de Alcatra) em tiras
Margarina quanto baste

Ingredientes para o molho:

2 colheres de sopa de óleo de gergelim
3 dentes de alho triturados
1 litro de água
1/2 xícara mais 1 colher de sopa de shoyo
2 colheres de chá de Ajinomoto
15g de Hondashi
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de saquê culinário
3 colheres de sopa de tonkatsu (molho inglês)
4 colheres de sopa de maisena dissolvidas em uma xícara de água


Prepare o molho:
Doure o alho no óleo de gergelim, coloque o restante dos ingredientes menos a maisena, o shoyo deve ser colocado aos poucos, pois tem que observar a cor que vai ficando, mexa, e prove o sabor, deixe ferver e então coloque a maisena aos poucos, mexa sempre para não empelotar. Deixe na consistência desejada, se quiser mais espesso coloque mais maisena dissolvida, corrija os temperos caso haja necessidade, está pronto quando achar que está com o gostinho do yakissoba e estivesse na consistência desejada, reserve o molho.


Prepare o yakissoba:


*A cada adição de ingrediente devem ser colocados:
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
 1/2 colher de sopa de margarina 
 1 colher de sopa de saquê culinário
 1 colher de sopa de tonkatsu
Em uma wok bem quente siga as instruções *acima e comece colocando a carne vermelha e metade do gengibre, deixe meio crua, pois depois irá terminar de cozinhar. Retire a carne e coloque a carne de frango, cozinhe bem para evitar contaminação. 

Volte a carne vermelha e comece a adicionar os outros ingredientes, não esquecendo dos ingredientes listados *acima, coloque na sequência como das fotos, primeiro a cenoura, depois o couve-flor, vagem e brócolis.
Tampe a panela apenas para cozinhar os legumes mais duros, no máximo uns 5 minutos, é bem rápido. Na sequência coloque os talos e folhas da acelga, as receitas tradicionais não vão as folhas só os talos, mas eu prefiro colocar tudo.
Chegou a hora do macarrão. Tem um segredinho também que eu desconhecia, porque será que o macarrão oriental é tão gostoso?! Claro, o óbvio, ele é frito né?! Pois é, tem mesmo que fritar, senão já sabe, não fica com aquele gostinho espetacular:
Cozinhar o macarrão ao dente, escorrer e fritar em bastante óleo, no meu caso, não usei muito óleo, mas sei que ficaria mil vezes melhor se tivesse tido a coragem oriental.
  
Molho pronto, legumes prontos e macarrão pronto... 

Por fim é só montar o prato: Misture o macarrão no preparado de legumes e vá colocando o molho na quantidade desejada:



 Prontinho, tá vendo como tem muitos detalhes, mas um prato tradicional deve ser respeitado para que possa ser copiado. Comida gostosa é assim, nada de preguiça, a não ser que você queira comer um mexidinho de macarrão com legumes.  Rs





 

2 comentários: