sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tiramisu

Tiramisu é uma sobremesa italiana, que tem como ingrediente principal o queijo mascarpone, ainda leva bolachas champagne embebidas em café forte e termina polvilhados com cacau ou chocolate amargo.
O queijo mascarpone não é fácil de ser encontrado e possui um preço elevado, o kg sai em torno de $100,00. Por isso vou passar a receita do queijo mascarpone que além de sair por $12,00 é facílimo de fazer e na minha humilde opinião é muito mais gostoso. Não aconselho fazer o Tiramisu com outro tipo de queijo como requeijão ou cream cheese, porque descaracteriza a receita.
Ainda vai a bolacha champagne, que também vou passar a receita. Quem já me conhece sabe que eu gosto de tudo caseiro, artesanal, a bolacha nem sempre fica linda, mas fica uma delicia, não gosto de ser repetitiva, mas, é mais uma coisa que eu prefiro caseiro do que comprado.

Tiramisu

Creme Mascarpone:
5 gemas
150g de açúcar
*5g de gelatina sem sabor
300g queijo mascarpone
1 colher de suco de limão
250g de creme de leite fresco (nata)



Calda de café:


50 ml de licor de café ou de cacau
3 colheres de sopa de café instantâneo
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de açúcar ou a gosto



Para montagem:
bolacha champagne quanto baste
cacau em pó ou chocolate em pó sem açúcar quanto baste

Preparo:

Creme Mascarpone:

Peneirar as gemas e reservar. Levar o açúcar ao fogo e deixar até que atinja uma temperatura de 121ºC, se não tiver termômetro, basta observar as bolhas grandes. Misturar aos poucos com as gemas essa calda, até encorporar tudo, agora leve para bater na batedeira até esfriar, hidratar a gelatina e acrescentar à mistura, coloque o suco de limão. Acrescente o queijo mascarpone e após obeter uma mistura homogênea coloque o creme de leite batido em ponto de chantilly, misturar suavemente.

*Gelatina pode ser opcional, é usada caso queira fazer as porções individuais, que precisam ser desenformadas, assim não se desmancham ao tirar o aro, se for montar numa travessa grande voce opta por colocar ou não a gelatina.




Preparo da calda de café:
Para a calda não tem uma proporção certa de cada ingredientes, só tenha em mente que deverá se formar uma calda para molhar as bolachas champagne. Faça como desejar, se quiser mais amargo, coloque mais café instantâneo, ou para mais doce, então, mais açúcar; para meu gosto, é a receita que passei, basta misturar tudo até dissolver o açúcar e o café.

Montagem:
Coloque uma camada de bolacha embebida na calda de café no fundo da travessa ou usar um aro, como usei, espalhar uma camada de creme mascarpone, repetir até a altura desejada, terminar sempre com o creme mascarpone, leve para gelar até adquirir consistência.    

 Finalização:





Retire da geladeira e polvilhe cacau em pó, se desejar mais doce, coloque chocolate em pó, pois o cacau é amargo.







Receita perfeita para os grandes, pela sua sofisticação e a doçura na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário