sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Molho de frango com tomates


 Massa já é gostosa sem nada, mas com um molho maravilhoso desses é melhor ainda. É um receita que apesar de ser fácil, leva um tempinho pra ficar pronta, mas vale esperar para ter um molho super saudável e saboroso. Contamos sempre dois pedaços de frango por pessoa, então nesse caso vou passar uma receita que dá pra umas 5 pessoas.

Ingredientes:
8 pedaços de frangos, podendo ser sobrecoxas grandes ou coxas e até com o peito fica bom, se fizer com peito, um peito com osso dá pra 2 ou 3 porções.
5 tomates maduros picados
3 cebolas grandes picadas
pimentões: verde, vermelho e amarelo picados
Extrato de tomate se desejar
2 dentes de alho

Temperos:
Pimenta do reino
Cominho
Louro
Colorau
Tempero baiano
Sal à gosto
1 colher de açúcar para tirar a acidez do molho
Todos os temperos devem ser a gosto, mas o colorau é essencial para dar a cor desejada de molho.

Preparo:

Primeiro temperar o frango, muito bem e deixar de um dia para o outro para pegar bem o tempero. No dia seguinte, picar os ingredientes principais, eu piquei no processador, mas pode picar à mão que fica até melhor.
Agora dourar o frango em óleo, colocar os dentes de alho para dourar junto, vá retirando da panela e reservando, até dourar bem dos dois lados todos os pedaços. 



Na mesma panela refogar a cebola e os pimentões, até ficar como uma pasta. Volte os pedaços de frango junto com os temperos e adicione os tomates picados. mexa um pouco para envolver tudo. 

Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar bastante, por uns 30 minutos, abra a panela, adicione mais sal e mais tempero se precisar. Se quiser deixar o molho mais vermelhinho, adicione extrato de tomate, ou pode até colocar uma lata de molho pronto de tomate, nesse caso não foi necessário porque os tomates estavam bem maduros. Deve cozinhar em fogo baixo por uma hora, sem ficar mexendo para o frango não desmanchar.


Sirva com uma boa massa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário