quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Rosca Raquel - Sonho

Rosca Raquel, porque será?! Não sei porque esse nome, mas acredito que a pessoa que pegou essa receita, a anotou com o nome de quem gentilmente lhe transferiu. Afinal eu também nomeio as minhas receitas com os nomes de quem me repassa. 

Essa receita é muito importante pra mim, pois lembra meus 11 anos de idade, onde minhas únicas ambições de fins de semana era esperar minha madrinha Leila chegar de São Paulo trazendo profiteroles de doce de leite com chocolate, MEU DEUSSSSS, era muito bom, e depois, íamos fazer os sonhos, sim, essa receita é a mesma de sonho. Literalmente: "Doce infância" - e "Feliz".


Ingredientes:
1 kg de farinha e 1 xícara
1 xícara de óleo
30 g de fermento fresco biológico ou 1 1/2 colher de sopa de fermento seco biológico   
450 ml de leite ou 3 copos americanos
3 ovos
1 xícara de açúcar
2 colheres rasas de sopa de sal


Preparo:
Se usar fermento biológico seco: Misture tudo sem precisar descansar o fermento.
Se utilizar fermento biológico fresco: Dissolver o fermento com uma colher e misturar 2 colheres do açúcar. Num bowl coloque essa mistura com o leite morno, NÃO PODE SER FERVENTE por causa do fermento, deixe uns 10 minutos. Agora coloque a farinha toda numa bancada ou num bolw mesmo, misture o sal na farinha, e faça um buraco ao meio, nesse buraco coloque todos os ingredientes restantes, inclusive o fermento. e vá envolvendo tudo até tornar uma massa homogênea e levemente grudenta, lave as mãos e passe óleo nas mãos, e mexa na massa, se não grudar na mão está bom. 
Quanto mais mole a massa, mais macio o pão. Deixe repousar por 1 hora mais ou menos, essa massa costuma demorar pra crescer.
Quando estiver nesse ponto, cheio de buraquinhos ao apertar, está  pronto:
Amassar um pouco e separar as bolinhas para os sonhos, ou separar em partes para fazer as tranças da  Rosca.  Eu fiz bolas de 40 g cada. pra um sonho médio. 

Antes de crescer
Prontos para assar
Coloque numa assadeira e deixe crescer novamente por mais 1 hora. Leve para assar em 200°C até dourar. Ou frite os sonhos se preferir. Fritos são mais gostosos, mas assados também, são muito bons. Recheios depois de fritos ou assados.
Recheios:
Doce de leite / goiabada / *creme de confeiteiro
Goiabada: Pique e misture com um pouco de água, leve ao microondas para derreter.




CREME DE CONFEITEIRO


Ingredientes:

3 gemas
250 ml de leite
30 g de amido de milho
65 g de açúcar
essência de baunilha a gosto

Preparo:
Misture metade do leite com metade do açúcar e leve para ferver, misture o restante do leite às gemas, ao restante do açúcar e ao amido de milho. Quando o leite ferver, vá adicionando aos poucos à mistura com ovos, sempre aos poucos para não cozinhar as gemas. Depois que misturar tudo, volte ao fogo até engrossar. Retire do fogo e adicione a essência de baunilha, coloque um plástico encostando no creme para não formar película, reserve.

Coberturas:
Rosca: Só misturar açúcar de confeiteiro com um pouco de água, fazer uma papinha e jogar sobre as roscas quentes. Pode polvilhar coco depois.
Sonhos: com uma peneira, polvilhar açúcar de confeiteiro.

Se quiser deixar seu recheio mais gostoso e com sensação de leveza, acrescente nata batida ao creme de confeiteiro, chamamos de "zabaione", apenas pela semelhança de textura e suavidade. 

2 comentários:

  1. Minha afilhada, você é um orgulho pra mim, lembrar desses detalhes me faz recordar de um tempo feliz da minha vida. O seu talento fez essa receita ficar perfeita e eterna na família. Te amo muito. Parabéns!💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madrinha, o amor é transmitido pela mesa também, ninguém deveria cozinhar se não for pra adquirir esses laços.

      Excluir