domingo, 29 de outubro de 2017

AISH EL SARAYA (Pão do Palácio)

Esta é uma sobremesa do Oriente Médio, que significa "Pão do Palácio ou Pão dos Castelos". Esse lindo doce árabe, basicamente é um pudim de pão libanês. É extremamente saboroso e delicado, e muito lindo esse prato. Tradicionalmente é coberto por Pistaches, eu preferi dar o meu toque ao colocar várias castanhas misturadas, faça como lhe for mais conveniente.  

Ingredientes:
1 pacote de torradas (fiz em casa)
500 ml de água 
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar 
1 colher (sopa) de suco de limão 
1/2 xícara(s) (café) de água de rosas 
1/2 xícara(s) (café) de água de flor de laranjeira






Creme:
1 litro de leite 
4 colheres (sopa) de amido de milho 
1 lata de creme de leite gelado e sem soro 
2 colheres (sopa) de açúcar 
1/2 xícara (café) de água de rosas

Para finalizar:
Castanhas picadas grosseiramente a gosto
Geleia de groselha preta (Opcional)


Preparo:

Arrume as torradas no fundo de um refratário e reserve. Leve ao fogo a água, o açúcar e o suco de limão e deixe ferver até formar uma calda  rala. Depois adicione a água de rosas e a de flor de laranjeira e deixe ferver por mais uns 10 minutos.Jogue a calda quente em cima das torradas até que fiquem embebidas na calda. Reserve.




Creme:
Dissolva o amido de milho no leite. Em seguida leve ao fogo o leite com o amido, o açúcar e a água de rosas. Mexa em fogo médio até engrossar, retire do fogo e adicione o creme de leite, misture bem e jogue esse creme em cima das torradas, leve à geladeira para firmar. Retire da geladeira depois de 2 horas e finalize: Para dar um toque especial cubra com geleia de groselha preta ou frutas vermelhas, termine polvilhando as castanhas que desejar: Pode ser amêndoas laminadas torradas; pistache sem casca picado e/ou nozes picadas; sirva gelado.






Difícil é comer só um pedaço:
 
 -- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário