segunda-feira, 29 de julho de 2013

Biersuppe - Sopa de cerveja Alemã

 
A gastronomia Alemã tem uma personalidade forte, com sabores marcantes, tendo a carne de porco como a carne mais popular, onde se destaca as costelas de porco defumadas. Existem mais de 1500 tipos de salsichões e linguiças produzidas por ano, como as de Frankfurt (amaciadas), Nuremberg (assada) e da Bavária (branca). 
Na Alemanha se consome muita cerveja, é a bebida mais popular, o país produz as melhores marcas, cada cidade tem sua própria destilaria. Há vários tipos, mas a mais popular é a altbier (amarga e com alta quantidade de lúpulo), malzbier (preta, doce e com baixo teor alcoólico), e as dos tipos märzen, starkbier, bockbier e doppelbock, todas elas com alto teor de malte. Utilizei a cerveja alemã de trigo Schneider Weisse TAP 1, conheça um pouco sobre a história dessa cerveja:

Schneider Weisse TAP 1
 Em 1927, George Schineider adquire a cervejaria Kelhein, que leva o nome da cidade, localizada no estado da Baviera. Mas, desde 1872, George já produzia em Munique sua receita original da cerveja, tornando-a uma das cervejas mais tradicionais da Alemanha, e sendo a cervejaria de trigo mais antiga da Alemanha.
A palavra TAP vem do inglês "Taphandle", que significa "Torneira de Chopp". A Schneider sempre utiliza um barril de chopp com 7 torneiras para promover os 7 tipos de cerveja de trigo que produz. Cada uma possui uma nome além da numeração, a TAP 1 é a Mein Blondes ou Minha Loira. A cerveja de Trigo “Minha Loira” é clara e brilhante. É refrescante, com aroma perceptível típico de cravo, banana e leve lúpulo. No final, fica a sensação efervescente com um fino e delicado amargor. É uma cerveja Weizen-hell, mais clara, classificada como cerveja de trigo não filtrada e não pasteurizada, fabricada conforme a lei de pureza da Baviera. 
Premiações internacionais: Medalha de Prata no Australian Beer Awards 2009; Medalha de Ouro no Australian Beer Awards 2008; Medalha de Prata no Australian Beer Awards 2006.

Lei de pureza da Baviera
Instituída em 1516 pelo Duque da Baviera Ludwig X, que teve como objetivo regulamentar a produção de cerveja. A partir daí, as cervejarias só poderiam utilizar malte, lúpulo e água, portanto somente ingredientes naturais. Como já naquela época se sabia sem levedura nenhuma cerveja pode ser fabricada, portanto a levedura também sempre fez parte dos ingredientes autorizados, mesmo não estando por escrito. Somente em 1918 em Berlim, esta lei recebeu o devido valor e foi transformada em "Deutschen Reinheitsgebot" ou "Lei da Pureza Alemã". 


Por fim, o que nos interessa, a cerveja harmoniza bem com pratos típicos alemães como salsichas e carne de porco, assim como com frutos do mar e lagosta. Então, que tal juntar linguiças de carne de porco com cerveja alemã e criar uma sopinha bem gostosa para esquentar essas noites de inverno.


Biersuppe - Sopa de cerveja alemã
50 g manteiga
50g farinha de trigo
2 cebolas grandes picadas
1 litro de cerveja de trigo alemã
sal e pimenta a gosto
1 pitada de canela em pó
1 colher de sobremesa rasa de açúcar
2 gemas
150 ml de creme de leite fresco
cheiro verde a gosto

Acompanhamento: pães italianos cortados em fatias

*Mix de linguiças:
50 g de Costelinha de porco defumada dessalgada e desfiada
150 g linguiça toscana (tirar a película protetora e desmanchar com as mãos)
150 g linguiça paio picadinha
150 g linguiça calabresa picadinha

Preparo do mix de linguiças:
Primeiro prepare a costelinha, basta cozinhar para ir tirando o sal, vá escorrendo a água, faça isso umas 3 vezes ou quantas achar necessário, não tire todo o sal, para não ficar sem gosto. Espere esfriar e desfie. Doure numa panela com um pouco de óleo a linguiça toscana, deixe bem fritinho, coloque o paio, a calabresa e por ultimo a costelinha, deixe fritar e reserve. Obs.: se sair muita gordura, escorra essa gordura. Reserve para o finalizar a sopa.

Preparo da sopa:
Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha, coloque a cebola e mexa bem para formar uma pasta dourada que se chama roux. Adicione a cerveja aos poucos, mexendo para não formar grumos. Cozinhe por cerca de 20 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal e a pimenta e coloque a canela e o açúcar. A parte bata as gemas com o creme de leite, até clarear as gemas. 
Retire a panela do fogo e junte à mistura de gemas aos poucos, para não cozinhar as gemas, mexa bem, até que esteja tudo mesclado. Volte a panela ao fogo e cozinhe por mais uns 5 a 10 minutos e coloque o mix de linguiças. Sirva a sopa quente com cheiro verde e as fatias de pão.

Dicas para servir:

Pão italiano: Retirar o miolo e servir dentro do pão italiano.

Abóbora Moranga: Cozer a abóbora inteira com casca no microondas e colocar a sopa dentro. O doce da abóbora contrasta com o amargor da cerveja.

Ao forno: Se desejar, pode colocar a sopa numa travessa, coloque por cima torradinhas, croutons ou pão italiano, salpicar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.


2 comentários:

  1. Hum! Deve ficar uma delicia mesmo, mas se não encontrar essa cerveja posso substitui-la.Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc tem que ter em mente usar uma cerveja amarga, que seja forte, se conseguir uma assim, faça o teste sem medo, como eu não bebo, não sei qual te indicar :)

      Excluir