domingo, 24 de março de 2013

Costela com mandioca

Uma comidinha caseira da mamy's. É um prato pra aquecer em dias frios e úmidos de São Paulo, minha mãe sempre fazia quando eramos crianças, comíamos de lamber os dedos, porque também a mandioca do interior é de desmanchar, super macia, amarelinha. Aproveitei também para usar a panela de pressão elétrica que ganhei do meu tio querido Edvaldo Borges de Araújo, que também é fera na cozinha.

Ingredientes:

1 kg mandioca descascada
1,5 kg Costela ripa
cheiro verde
alho a gosto
sal a gosto
1 cebola picada 
1 tomate picado ou molho de tomate a gosto
2 colheres de vinagre

Preparo:


Corte as ripas entre os ossos e tempere a costela. Reserve. Na panela de pressão coloque óleo e os alhos picados, doure e coloque a carne, o vinagre, deixe selar a carne até que fique dourada por fora e crua por dentro, acrescente a cebola picada, o tomate ou o molho de tomate e vá acrescentando água até que cubra bem a costela. Coloque bastante água pois depois a mandioca será cozida na mesma água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 ou 40 minutos, depende da procedência da carne, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo aonde meus pais vivem, é comum que a carne seja mais macia, pois na maioria das vezes compramos carne de búfalo, comum na região, que é super macia e gostosa, então cozinha bem mais rápido que uma carne de boi.  



Abra a panela e observe se a carne estiver cozida, porém, não desmanchando, como a foto. Esta na hora de colocar a mandioca e um pouco de cheiro verde, também prove o sal, se necessário acrescente mais. Tampe a panela novamente e cozinhe por mais 20 minutos até que a mandioca esteja pronto. 




 Sirva polvilhado com cheiro verde picado e arroz branco. Se desejar aproveite que tem bastante caldo e faça um pirão com farinha de mandioca. Mas o que gosto mesmo é de molhar bastante o arroz no caldo.
  
Hummmm, comidinha gostosa tem mesmo que ser confort food. Aproveitem uma refeição completa, simples e nutritiva, sem contar que é feita com muito amor.



2 comentários:

  1. Adoro este tipo de fazenda que a avó da gente faz, e a propósito gostei muito do blog, espero poder ler ele durante muitos anos e ve-lô crescer cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Joel Correia, estou feliz que tenha conhecido meu blog. Bjs

    ResponderExcluir