domingo, 4 de novembro de 2012

Caminhos do Campo - Parte I





O Bonsai não dá pinhão, é só uma brincadeira!!!
Quero falar também da minha Araucária. Para quem assistiu a reportagem, viu que tenho uma dentro de casa, que é o meu xodó, e fiquei preocupada com o que eu poderia fazer com ela quando crescesse muito. 




Foi ai que muitos amigos me sugeriram o Bonsai de Araucária, e começaram a surgir  polêmicas: 



Muitas pessoas dizem que não existe bonsai de Araucária, que ela morre, porque é uma árvore que cresce só em um tronco, sem galhos para a poda: Existe apenas um ponto de crescimento chamado monopodial.


Realmente cheguei a acreditar nisso, até que uma amiga me mostrou um Bonsai de Araucária, o único de que se tem conhecimento, e essa raridade encontra-se em Curitiba.... parece conversa de pescador, bom demais pra ser verdade né?!





Pois é, para minha felicidade é pura verdade. Fui averiguar, encontrei o telefone do proprietário: O Sr. Renato C. Hoening e sua família me receberam muito bem, passamos uma tarde muito agradável aonde explicou-me como funcionam os Bonsais, e me deu até um ensinamento de como fazer o Bonsai de Araucária. Não é fácil, requer dedicação e treinamento, não é pra qualquer um, :(  tem que ter muito cuidado para não matar a plantinha, enfim, quero compartilhar com vocês esse Bonsai lindo,  perfeito que tem mais de 14 anos recebendo muito carinho do Sr. Renato. 



Raiz: Bonsai da Araucária Angustifolia
Galhos: Bonsai da araucária angustifolia

Para quem ainda duvida: As fotos são auto-explicativas  :P






Aconselho a conhecerem um pouco mais da história do Sr. Renato,  ele é proprietário do Bonsai Curitiba que fica no Capão Raso em Curitiba, mais informações no site: 



... após alguns anos de tentativas e erros, conseguiu fazer um bonsai de Araucária angustifólia, espécie de araucária nativa da região sul do Brasil. A grande dificuldade de se conseguir fazer um bonsai desta espécie é dar a forma de taça, original da planta, através de amarração. Seu Bonsai já tem 14 anos.

Parabéns Renato pelo seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário